featured-image
Blog / Estrategia de marketing /

Marketing Digital para Bancos: Guia Completo

Marketing Digital para Bancos: Guia Completo

clock icon

Tempo de leitura: 6 min

04 de Outubro de 2022 | 14:13

author icon

Escrito por: Jonas Carvalho

O setor financeiro no Brasil tem uma série de desafios na hora de se comunicar com o público. Um conjunto de estratégias que pode ajudar nesse processo é o marketing digital para bancos.

É importante considerar que as empresas do setor costumam ser alvo de queixas de clientes, por diversos motivos. E isso tudo é feito na internet.

Veja abaixo as 5 principais reclamações, de acordo com ranking do Banco Central:

  • irregularidades sobre integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade de operações de cartões de crédito;
  • queixas relativas a operações e serviços em geral, exceto cartão de crédito e débito, internet banking e terminais de autoatendimento;
  • oferta ou prestação de informação inadequada sobre crédito consignado;
  • problemas  relacionados a operações de crédito, exceto consignado;
  • irregularidades em operações e serviços prestados relacionados a conta de pagamento pré-paga.

Também são comuns as reclamações realizadas por clientes em redes sociais e, principalmente, em serviços como o Procon, Reclame Aqui e PROTESTE, especializados em defesa de direitos do consumidor.

O marketing digital pode contribuir para aprimorar a interação com o público bancário, não apenas para melhorar o nível de satisfação de clientes, mas também com a finalidade de aumentar o número de usuários de produtos e serviços financeiros.

Afinal, o marketing digital contribui em ações como:

  • geração de leads;
  • percepção de marca;
  • retenção de clientes;
  • vendas;
  • engajamento;
  • atendimento e suporte.

Aprenda, com este guia do marketing digital para bancos, como as instituições financeiras podem usar essa ferramenta poderosa de conversão e comunicação com clientes.

Quais são as características do marketing digital para bancos?

Uma mão sai de um smarphone e entrega uma sacola para outra mão, representando relações de troca.O marketing digital para bancos é o recurso pelo qual as instituições financeiras apresentam suas soluções, buscam estabelecer um bom relacionamento com o público e fidelizá-lo.

Atualmente, existem centenas de bancos, instituições de pagamento e soluções financeiras, o que torna esse mercado altamente competitivo.

Em meio a tantas opções, é necessário se destacar. Uma maneira de fazer isso é oferecer diferenciais em relação à concorrência, como mais funcionalidades em serviços financeiros ou gratuidade de tarifas, por exemplo.

Também deve-se considerar as exigências e queixas dos consumidores em relação às empresas do setor.

Com tantas reclamações, as marcas que conseguem responder às demandas de clientes e atuar rapidamente na solução de problemas são vistas com bons olhos, além de aumentarem as chances de atrair seu público-alvo para a conversão.

Por isso, o marketing digital voltado aos bancos deve procurar compreender as exigências do público, oferecer soluções para suas demandas, resolver problemas rapidamente e criar canais de diálogo e relacionamento com clientes.

Não faltam estratégias nem exemplos de marketing digital na área financeira que indicam possibilidades das marcas impactarem positivamente os consumidores, mesmo em um setor competitivo e em constante transformação.

Como utilizar o marketing digital em bancos?

Observe dados, métricas e informações do público

Usar dados é um dos primeiros passos para os bancos utilizarem o marketing digital de maneira eficiente.

Isso porque é necessário conhecer as características do público, como média de idade, localização, interesses e principais necessidades e dúvidas em relação ao setor financeiro.

Além dessas informações, é importante avaliar os dados que a interação produz. 

Por exemplo: ao criar um site, deve-se mensurar a quantidade de acessos, o tempo de permanência de usuários nas páginas, os conteúdos mais visualizados, horários de boa audiência etc.

Todas essas informações são úteis na hora de definir estratégias de comunicação e facilitam a tomada de decisão relacionada aos canais mais apropriados para atrair, converter e engajar clientes.

Tenha atenção para a experiência e satisfação do usuário

Como os dados mostram, a satisfação de usuários de serviços bancários pode ser afetada por uma série de fatores.

Logo, o setor deve se preocupar com o nível de satisfação de quem usa seus produtos e serviços.

O social listening é uma maneira eficaz de monitorar tudo o que se diz a respeito de uma marca. Há diversas ferramentas que auxiliam nesse processo. Com essas informações em mãos, é possível avaliar e entender as necessidades e as reclamações das pessoas.

Questionários aplicados ao público também ajudam a compreender suas demandas e principais queixas, assim como a metodologia NPS (Net Promoter Score), que avalia satisfação e fidelidade do público com produtos e serviços.

A boa experiência do público com a marca também é essencial. O marketing digital aposta nisso.

Por causa disso, é necessário sempre avaliar se o uso de aplicativos, acesso a páginas e outros pontos de contato com clientes estão oferecendo uma experiência positiva para quem interage com uma marca nos mais diversos canais de comunicação.

Dessa maneira, os bancos devem incluir em suas estratégias de marketing digital a busca constante por melhorias na experiência do usuário.

Crie boas estratégias em diferentes canais de comunicação

Os canais de comunicação são os meios usados pelas marcas para entregar mensagens ao público e, com isso, estabelecer conversas com consumidores.

Com boas estratégias, as empresas conseguem dialogar com clientes e usar diferentes formatos de conteúdo para isso.

Além dos meios tradicionais de comunicação, anteriores à era digital, como comerciais em televisão, panfletos e anúncios em revistas e jornais, o marketing digital permite usar recursos como:

  • sites corporativos;
  • redes sociais;
  • anúncios na internet;
  • mecanismos de busca, como o Google;
  • email marketing;
  • aplicativos;
  • Blogs.

Com tantas opções, é importante ter estratégias multicanal, o que permite falar com o público em diferentes frentes e, com isso, manter a marca em destaque para as pessoas.

É fundamental entender o tipo de linguagem usado em cada um deles e, ao mesmo tempo, trabalhar para que o tom de voz seja mantido.

Responda às dúvidas e demandas de clientes

Imagem abstrata: uma pessoa com um smartphone em mãos. No lugar da sua cabeça, há um balão de interrogação.É comum que clientes de serviços bancários tenham dúvidas antes, durante ou após o uso desses recursos ou da compra de produtos.

Para evitar ruídos de comunicação e, posteriormente, reclamações, é necessário ter atenção às principais dúvidas e respondê-las de maneira objetiva, didática e convincente.

Com isso, o público terá mais informações e poderá escolher pela aquisição de um produto ou serviço com mais segurança e com todos os dados necessários para não haver dúvidas sobre a compra.

Uma maneira de responder às dúvidas do público é montar uma lista de perguntas mais frequentes, as conhecidas FAQs (Frequently Asked Questions, em português).

As páginas de FAQs são importantes para que as pessoas possam encontrar as respostas que precisam antes de comprar um produto ou serviço bancário.

O conteúdo dessas páginas é explicativo e apresenta as soluções da instituição bancária de forma clara, o que favorece a tomada de decisão dos consumidores.

Invista no marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é outra estratégia no ambiente digital que ajuda os bancos a se comunicarem com o público.

Não faltam exemplos de instituições financeiras que utilizam o recurso para entregar conteúdos de valor, tanto para potenciais clientes quanto para quem já utiliza os produtos e serviços financeiros da marca.

Com o marketing de conteúdo, o banco consegue atrair clientes, apresentar-se ao público como autoridade no setor financeiro e aumentar o número de visitantes em sites, páginas e aplicativos.

Ao mesmo tempo, conteúdos de qualidade geram retenção e engajamento, já que o banco ou outra instituição financeira se torna fonte de informação confiável para seu público-alvo.

O Banco PAN é um exemplo de instituição financeira que usou o marketing de conteúdo para atrair clientes e posicionar sua marca como uma referência em temas como finanças pessoais, empreendedorismo, economia e similares.

Com a criação do hub de conteúdo Amigo do Dinheiro, o banco elaborou uma série de conteúdos informativos em diferentes formatos, como artigos, notícias, dicas e infográficos. 

O blog também aproveitou as boas práticas de SEO para mostrar suas páginas nas melhores posições de motores de busca como o Google, o que fez o número de palavras-chave ranqueadas aumentar 833% em 1 ano e as visitas orgânicas atingirem um crescimento de 1.141%.

A Prosperidade foi a responsável pela produção e gestão de conteúdo do blog Amigo do Dinheiro, do Banco PAN. Se você também quer uma experiência de sucesso em marketing digital, entre em contato conosco!

Nova call to action

ARTIGOS RELACIONADOS

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber tendências e análises sobre as melhores práticas de marketing digital

Últimos Posts