featured-image
Blog / Inbound Marketing /

Qual é a importância de gerar leads na web?

Qual é a importância de gerar leads na web?

clock icon

Tempo de leitura: 6 min

11 de Novembro de 2022 | 10:30

A geração de leads na web é mais eficaz do que o método que era feito pelo marketing tradicional, geralmente offline.

Isso porque, pela internet, é possível personalizar cada vez mais o conteúdo que é oferecido para as pessoas e, uma vez que elas nos passam mais informações sobre suas necessidades, podemos nutrir os leads com o que realmente interessa a eles.

Os leads gerados na web se tornam, portanto, mais qualificados.

Vamos falar sobre tudo isso neste artigo, com exemplos práticos de como gerar leads na web e as melhores estratégias.

O que é a geração de leads?

Geração de leads é o processo de fazer com que as pessoas se interessem pela sua marca até que, eventualmente, resolvam se tornar seus clientes.

Pense no lead como uma pessoa que já demonstrou algum interesse pelo seu negócio. Ou seja, é um potencial cliente. 

O trabalho de gerar leads faz com que você alcance esses clientes em potencial logo no início da jornada de compras, ganhe sua confiança, construa um relacionamento com eles, até que se sintam prontos para comprar seu produto ou serviço.

Para entender melhor, vamos classificar os leads em 5 tipos:

  • Lead novo - algum cliente que visitou seu site e inseriu o endereço de email, por exemplo. 
  • Lead sendo trabalhado - uma pessoa que já está inscrita na sua newsletter ou te seguindo nas redes sociais, por exemplo. Alguém com quem sua marca já está conversando.
  • Lead sendo nutrido - Esta pessoa ainda não está interessada em comprar seu produto ou serviço, mas tem potencial de estar no futuro. Ela deve receber conteúdos de qualidade para que se lembre de sua marca como referência naquela área de interesse dela.
  • Lead não qualificado - também chamado de “lead morto”, é aquela pessoa que já deixou claro não ter qualquer interesse no que você tem a oferecer.
  • Lead qualificado - é aquela pessoa que já está pronta para fechar um negócio com você.

Um bom processo de geração de leads é aquele que transforma o máximo possível de leads novos em leads qualificados.

Qual é a importância de gerar leads na web?

Um notebook aberto com vários ícones de cursor de mouse no entorno.A internet facilitou imensamente o trabalho de geração de leads e, mais que isso, a qualidade deles.

Lembram como era feito antes? A equipe de telemarketing pegava uma lista enorme de contatos e saía ligando para oferecer um produto.

A cada centena de telefones desligados na cara, xingamentos e outros entreveros, poderia haver um interlocutor solícito, disposto a responder com educação ao contato.

Ainda tem empresa que usa essa tática ultrapassada, mas já está mais que provado que esse tipo de estratégia só serve para aborrecer o potencial cliente, não para gerar leads de verdade.

Outras estratégias desse tipo, conhecido como outbound marketing, incluem pagar por uma propaganda na TV ou numa revista, colocar um pop-up com um anúncio na internet, interromper um vídeo de Youtube com uma publicidade, dentre outras.

São todas estratégias de marketing que interrompem o potencial cliente com um conteúdo que ele não necessariamente quer ver (e na prática muitos de nós sabemos que não queremos ser interrompidos assim).

Com o uso de inbound marketing, estratégia que atrai o cliente voluntariamente, oferecendo a ele as soluções que está buscando na internet, o processo ficou bem mais agradável para o lead e, ao mesmo tempo, eficaz para a empresa.

O principal motivo é que hoje as pessoas disponibilizam na internet inúmeras informações sobre suas preferências.

Com essas informações em mãos, as empresas podem oferecer conteúdo de qualidade, personalizado e que realmente atenda às necessidades dos clientes em potencial.

Quais são as estratégias conhecidas para gerar leads?

Uma mão segura um íma que atrai diversos ícones sociais de "curtir".Existem inúmeras estratégias para gerar leads. A seguir, vamos listar algumas delas.

Website

Tenha um site rico em informações sobre os produtos ou serviços que você oferece e com CTAs (call-to-action), que vão convidar o leitor que chegar até a página a ter contato maior com o que é oferecido.

Por exemplo, você pode colocar um botão de “assine nossa newsletter” para que a pessoa que demonstrou interesse em seu produto receba mais informações sobre ele por email.

Blog

É muito importante ter um blog no seu website, para que você possa oferecer conteúdos de qualidade que vão atrair pessoas com interesse no que você produz.

Essa estratégia ajuda no aumento de tráfego orgânico, que é quando visitantes aterrissam nas páginas de um site de maneira natural. Ou seja, por meio de uma pesquisa ou interação do usuário que ocorre espontaneamente, como após uma busca no Google ou aparição em um feed social. 

Por exemplo, se você tem uma academia e quer atrair novos alunos, pode ter um blog com textos sobre a importância dos exercícios físicos, com dicas de exercícios para fazer em casa, com alimentos mais adequados para quem pratica muita atividade física etc. 

Seu blog precisa estar otimizado com técnicas de SEO, para ser bem ranqueado no Google e ser facilmente encontrado por quem for procurar tirar dúvidas sobre o assunto.

Um leitor engajado com o conteúdo do seu blog pode querer dar um passo à frente e se tornar um lead ao fornecer os dados para receber os posts ou outros conteúdos por email, por exemplo. Lembre-se, para isso, de também colocar CTAs nos posts do blog.

Redes sociais

Fazem parte de outro tipo de canal de distribuição de conteúdo que pode ser atrativo para seus futuros leads.

Além disso, funcionam como importante fonte de escuta do que interessa ao seu público-alvo.

E, por fim, são um canal de contato direto, em que você pode interagir com seus seguidores e possíveis clientes, tirar dúvidas, falar mais sobre seu produto etc.

É importante pensar em estratégias diferenciadas para cada rede social, porque elas têm perfis e públicos muito distintos. O tipo de conteúdo feito no Twitter é bem diferente do produzido para o TikTok, por exemplo.

O LinkedIn é uma rede social muito útil para fechamento de novos negócios e deve ser especialmente usado em marketing B2B, quando seu foco é gerar leads que sejam outras empresas.

Eventos online

Webinar, palestras, seminários ou cursos online, ao vivo ou gravados. Tudo isso traz grande autoridade para sua marca, ao mostrar sua expertise para a pessoa que já demonstrou interesse em você.

Você pode oferecer de forma gratuita, pedindo em troca apenas que o lead preencha um formulário, para que você o conheça melhor e ele se torne mais qualificado.

Também são ótima oportunidade de os leads já qualificados tirarem as últimas dúvidas antes de decidirem fechar negócio com você.

Newsletters

Para receber as newsletters, seus visitantes já tiveram que informar dados pessoais e se tornaram leads. Mas são esses conteúdos por email que vão ajudar a nutrir os leads para que eles se tornem mais qualificados.

O email pode trazer links para landing pages de seu site, para que o lead baixe um eBook ou assista a um vídeo que vai trazer ainda mais autoridade a sua marca, por exemplo.

Anúncios pagos

Os anúncios veiculados no Google ou Facebook, por exemplo, permitem grande segmentação, para que apareçam para as pessoas que estão realmente interessadas naquele produto, aumentando as chances de elas clicarem e irem parar na sua página.

Existem várias outras formas de gerar um lead, tanto na internet quanto fora dela. 

Uma opção é investir em influencers que gostam da sua marca – no entanto, essa pode ser uma estratégia de custo financeiro maior. 

Pode participar de feiras ou congressos do seu setor, para atrair os interessados na área pessoalmente. 

Pode criar materiais ricos para oferecer nos seus vários canais digitais, como eBooks ou ferramentas, em troca de mais informações dos seus leads ou até para que a pessoa se torne um. 

Pode criar grupos de WhatsApp ou Telegram ou comunidades em redes sociais, para estreitar a conversa com seu público-alvo.

Enfim, muitas são as estratégias, os canais para colocá-las em prática e os modelos de geração de leads qualificados. Para saber quais vão funcionar melhor para seu negócio, entre em contato conosco e converse com um especialista!

Nova call to action

ARTIGOS RELACIONADOS

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber tendências e análises sobre as melhores práticas de marketing digital

Últimos Posts