featured-image
Blog / SEO /

Googlebot: como funciona o algoritmo do Google

Googlebot: como funciona o algoritmo do Google

clock icon

Tempo de leitura: 5 min

09 de Junho de 2022 | 10:30

author icon

Escrito por: Lucas Amaral

Ao redor do mundo, profissionais de marketing digital, conteúdo e SEO realizam estudos para compreender o algoritmo do Google (ou Googlebot, como foi apelidado). 

Isso faz todo o sentido. 

Afinal, o Google é a ferramenta de busca mais utiliza a no mundo, com mais de 85% de preferência dos usuários (Statista, 2022).

Um estudo mais antigo revela, ainda, que o maior motor de busca da web é responsável por nada menos que 64% de todo o tráfego gerado na web (Search Engine Journal, 2014). 

Contudo, desvendar os segredos e mistérios do Google não é uma tarefa fácil. 

O mecanismo utiliza-se de equações complexas e dados do comportamento do usuário para ranqueamento. Além disso, realiza constantes atualizações, visando melhorar a experiência de seus utilizadores. 

De modo que essas pesquisas não são apenas intensas, mas também recorrentes. 

Então, se o seu objetivo é compreender o funcionamento do algoritmo do Google, você chegou ao lugar certo. 

No texto a seguir, saiba o que é e qual é a mecânica aplicada por detrás do Googlebot para colocar o seu site na primeira página do buscador

O que é o Googlebot?

Ilustração: uma mão robótica e uma mão humana se tocam em frente a uma tela de computador na página inicial do Google.Googlebot é o nome dado ao algoritmo do Google. É responsável por identificar a intenção de busca do usuário, varrer as páginas da internet e ranqueá-las em ordem de relevância, processo realizado por meio de cálculo cujas bases são sigilosas e levam em consideração mais de 200 critérios de classificação. 

A eles, dá-se o nome de fatores de ranqueamento. Alguns exemplos são: 

  • Intenção de busca
  • Correspondência de palavra-chave
  • Backlinks (ou links de entrada)
  • Qualidade do conteúdo
  • Meta Tags
  • Idade e histórico de domínio
  • Idade e histórico da página
  • Experiência do usuário na página
  • Velocidade de carregamento de página
  • Mobile-Friendliness (ou responsividade).

Sempre que um usuário faz uma busca, o Google realiza três processos básicos de análise. São eles: 

  • Crawling (Rastreamento): O Googlebot varre a web em busca de páginas que correspondam à dúvida do usuário, levando em consideração páginas atualizadas ou novas e a qualidade dos backlinks que apontam para elas
  • Indexing (Indexação): Os robôs avaliam os elementos da página, como conteúdo, imagens, tags etc. A seguir, armazena essas informações em seu banco de dados, a chamada indexação
  • Serving (Classificação): Por meio de equações matemáticas, o Googlebot determina quais páginas são mais relevantes para o termo de busca utilizado pelo usuário e os exibe na SERP. Aqui é onde, efetivamente, o algoritmo entra em ação. 

Assim, podemos dizer que o Googlebot é um mecanismo automatizado de inteligência artificial, que se retroalimenta, mantendo-se sempre atualizado. 

É por essa razão que há grande concorrência na busca orgânica, já que novas páginas e atualizações ocorrem o tempo todo. 

Como funciona o algoritmo do Google?

Ilustração: uma mão robótica segura a logo do Google.O algoritmo do Google funciona em um sistema de equações baseado nos fatores de ranqueamento, o chamado PageRank. 

É preciso dizer, antes de mais nada, que a própria empresa não revela quais são esses elementos e, por isso, o SEO é alvo de tanto debate. 

Ocasionalmente, os desenvolvedores dão entrevistas sobre o tema (como no caso do EAT: expertise, authoritativeness, trustworthiness), mas a maior parte das deduções são obtidas por meio de experimentação. E algumas delas são meramente especulativas.

Isso sem contar nas atualizações recorrentes, que alteram a funcionalidade do algoritmo com frequência. 

Com isso, concluímos que SEO, apesar de ser baseado em componentes numéricos, não é uma ciência exata. É por isso que, neste segmento, é tão importante apegar-se à análise de métricas.

Qual é a importância do Googlebot para o marketing digital?

Ilustração: uma mão sai de dentro de um celular. Ela segura um ímã, que atrai passos, representando a atração de usuários.O Google é uma das principais fontes de tráfego orgânico na web. 

Para agradar ao Googlebot, são utilizadas técnicas de otimização para mecanismos de busca, também conhecidas como SEO. 

Existem diferentes tipos de SEO: 

  • SEO técnico: voltado a ações que dizem respeito à estrutura do site e auxiliam na indexação eficiente de páginas. Normalmente, essa tarefa é atribuída a desenvolvedores.
  • SEO off page: tem como objetivo adquirir backlinks de qualidade para as páginas. É muito comum que link builders e profissionais de relações públicas digitais sejam solicitados.
  • SEO on page: sua função é otimizar elementos de página, especialmente relacionados ao conteúdo, incluindo o corpo do texto, headings, meta tags, entre outros. O profissional ideal para esse modelo depende do objetivo do conteúdo, mas comumente é conferido ao redator SEO, copywriter e designers.
  • SEO local: direcionamento de ações que visam otimizar páginas com base na localização do usuário. No mundo do marketing, é aplicado especialmente para negócios físicos.
  • SEO para YouTube: técnicas de otimização para melhorar o ranqueamento dos vídeos na plataforma do YouTube e para que apareçam nos próprios resultados orgânicos do buscador.

O Googlebot é um dos sistemas inteligentes mais acionados do mundo. 

Por isso, empresas que desejam se destacar no topo dos resultados costumam investir em blogs corporativos

Se você tem interesse em saber mais sobre esse assunto, inscreva-se em nossa newsletter. Somos especialistas em atividades de SEO e estratégias de conteúdo

ARTIGOS RELACIONADOS

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber tendências e análises sobre as melhores práticas de marketing digital

Últimos Posts