featured-image
Blog / Estrategia de marketing /

5 exemplos de conteúdo de sucesso do setor financeiro

5 exemplos de conteúdo de sucesso do setor financeiro

clock icon

Tempo de leitura: 4 min

21 de Setembro de 2022 | 11:31

author icon

Escrito por: Jonas Carvalho

O marketing de conteúdo é um excelente recurso para qualquer marca que busca aumentar sua presença digital e a conversão de clientes. 

Empresas de diversos ramos utilizam essa estratégia para gerar repercussão e autoridade de marca. E não é diferente no setor financeiro.

Afinal, a área está repleta de concorrentes e exige um trabalho constante, baseado no relacionamento com o consumidor.

Quando bem feito, o marketing de conteúdo é um grande aliado na atração de clientes, retenção do público, fidelização e engajamento com produtos e serviços financeiros.

É comum, inclusive, que instituições do setor contem com parte de sua clientela atuando como defensora da sua marca, o que é muito positivo para o marketing.

Logo, saber como produzir conteúdo atrativo e relevante faz a diferença nos resultados. 

Além de abastecer os canais de comunicação de uma marca, essa modalidade de conteúdo pode chamar a atenção de clientes em potencial, responder dúvidas de consumidores ou ser repercutido entre a audiência.

Conheça 5 marcas que são exemplos do bom uso do marketing de conteúdo no mercado financeiro e se inspire.

5  referências de marketing de conteúdo no setor financeiro

Nubank

Imagem: um cofre de porquinho sobre as nuvens.Um dos exemplos do uso do marketing de conteúdo na área financeira vem da startup Nubank, que oferece serviços como conta digital, cartão de crédito e empréstimos.

A marca produz uma série de conteúdos sobre educação financeira, investimentos e economia em seu blog.

Esses artigos também abastecem as comunicações que o banco realiza para clientes em seus aplicativos, além de fazerem parte de estratégias de redes sociais e newsletter.

Com esses conteúdos, a marca se torna uma fonte de informação relevante para clientes e público em geral que tem interesse nos temas tratados pela instituição..

Ao mesmo tempo, os conteúdos do blog, da newsletter e das redes sociais mantêm o mesmo tom e voz utilizado pela Nubank em suas comunicações institucionais ou no atendimento a clientes, o que também contribui para o bom relacionamento da marca com o público em diferentes canais.

PayPal

O PayPal é outro bom exemplo do uso do marketing de conteúdo para gerar materiais de valor ao público, que são atraentes, relevantes e contribuem para o posicionamento de marca da empresa de pagamentos digitais.

A companhia mantém um portal que traz informações importantes para empreendedores, além de trazer novidades sobre funcionalidades do serviço.

Ao mesmo tempo, a marca apresenta cases de suas soluções para clientes, nos quais esses falam sobre como foram afetados de forma positiva pela empresa financeira.

Com essas histórias, o PayPal consegue dar exemplos de como seus serviços trazem impacto financeiro, o que aumenta as chances de conversão a partir da geração de empatia com quem consome o conteúdo.

Magnetis

A Magnetis, startup de gestão de investimentos, também produz conteúdos em seu blog sobre assuntos variados, seja para quem ainda não realiza investimentos, seja para quem é experiente nesse setor.

Trazer temas relevantes faz com que a marca passe a ser vista como autoridade no assunto, tanto pelos mecanismos de busca, como o Goggle, como por seu público-alvo.

Além de conteúdos para o blog, a marca produz materiais ricos, que podem ser baixados gratuitamente após o envio de dados como o email.

Isso permite que a empresa possa realizar ações de email marketing com capacidade de gerar conversão.

XP

A XP Investimentos atua na produção de conteúdos diversos, que abrangem desde notícias, por meio do site Infomoney, a materiais ricos ou mesmo cursos online.

Toda essa produção ajuda no posicionamento de marca, já que responde às demandas do público que busca informações sobre investimentos, negócios e finanças.

Tanto os conteúdos quanto os treinamentos online são divididos em níveis, o que faz com que a marca possa atingir diferentes perfis de investidores, desde os iniciantes até os mais experientes.

A estratégia de conteúdo da XP faz também com que o público acesse, com recorrência, notícias e análises publicadas em seus canais, o que por sua vez pode ajudar na conversão de clientes.

Banco PAN 

Duas mãos cruzando dedos.O Banco PAN também apostou no marketing de conteúdo para atração de clientes e posicionamento de marca, colocando-se como referência em temas relacionados ao empreendedorismo e às finanças pessoais.

O blog Amigo do Dinheiro conta com artigos sobre diversos assuntos relevantes para seu público, como notícias, dicas e análises de temas que vão desde orçamento doméstico até investimentos, seguros e acesso ao crédito. 

Além da produção constante de conteúdo, o blog do PAN usou boas práticas de SEO para apresentar suas páginas nas melhores posições de motores de busca como o Google.

Por meio do marketing de conteúdo, o PAN passou a se posicionar como uma marca que atende às necessidades de um público que busca se informar sobre finanças.

Para saber tudo o que o marketing de conteúdo pode fazer pela sua marca, entre em contato conosco!

Nova call to action

ARTIGOS RELACIONADOS

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber tendências e análises sobre as melhores práticas de marketing digital

Últimos Posts