featured-image
Blog / /

Conteúdos patrocinados: o que são e como usá-los no marketing

Conteúdos patrocinados: o que são e como usá-los no marketing

clock icon

Tempo de leitura: 6 min

01 de Junho de 2023 | 10:30

author icon

Escrito por: Tati Barros

Não é de hoje que o conteúdo se tornou a “menina dos olhos” do marketing. Em um mundo em que se faz tão necessário se destacar, esse é um recurso poderoso para as marcas mostrarem seu valor e engajar o público que deseja atingir. 

Um dos caminhos para fazer com que essas produções cheguem a esse público é o conteúdo patrocinado. Essa estratégia tem como principal objetivo aumentar a relevância e a reputação da marca. 

Uma pesquisa realizada pela Hubspot, em 2020, mostrou que 68% dos profissionais de marketing afirmaram que a publicidade paga é "muito importante" ou "extremamente importante" para sua estratégia geral de marketing.

No entanto, foi-se o tempo em que a publicidade por si só bastava. Um estudo realizado no mesmo ano pela eMarketer, empresa de pesquisa de mercado voltada ao marketing digital, mostrou que cerca de 27,5% dos usuários de internet utilizam aplicativos bloqueadores de anúncios. 

Isso mostra que investir apenas em peças publicitárias não é uma opção viável e que profissionais de marketing precisam aliar essa estratégia ao conteúdo, que entrega algo relevante para que seu público-alvo possa aprender sobre sua marca, experiência e produtos ou serviços. 

E investir no conteúdo patrocinado pode ser um caminho para ganhar notoriedade e atingir seus objetivos de forma mais rápida, como mostraremos a seguir. Contudo, por envolver, em muitos casos, veículos de comunicação, a estratégia costuma ter custo mais elevado.

O que é o conteúdo patrocinado?

O conteúdo patrocinado é uma estratégia de marketing que consiste na criação e compartilhamento de algum conteúdo pago em veículos de comunicação.

No entanto, não se trata de uma publicidade qualquer. A ideia é que entregue valor ao usuário, seja informando e entretendo, por exemplo.

Quando o conteúdo é patrocinado, o público precisa sentir que consumiu algo relevante e a menção à marca é apenas um detalhe, algo natural, sem ser forçado ou invasivo.

Essa é uma estratégia que gera uma relação de confiança do consumidor em potencial com a empresa. 

E para quem se pergunta se direcionar verba para esse tipo de estratégia compensa, basta considerar que, segundo pesquisa da Hubspot, já citada neste artigo, 54% dos consumidores desejam ver mais conteúdos de uma marca ou empresa que apreciam. 

Portanto, investir em um conteúdo patrocinado é como “dar um empurrãozinho” para que ele chegue nesse público que já tem interesse na sua marca. 

E quais as vantagens desse recurso?

Listamos alguns benefícios do conteúdo patrocinado, que fazem com que esse investimento valha a pena. São eles:

Audiência qualificada

Uma boa estratégia é aquela que é direcionada para o público que se deseja atingir. E o conteúdo patrocinado permite que se crie filtros para alcançar uma audiência qualificada, com maiores chances de ter boas taxas de conversão, como gênero, idade, localização, entre outros. 

Público educado 

Conteúdos relevantes são responsáveis por educar o público em cada etapa da jornada de compra. Com isso, ao chegar na última fase (de conversão), os potenciais clientes já estão engajados, já conhecem o negócio, o serviço ou o produto oferecido. Ou seja, mais propensos a virar clientes de fato.

Rápido retorno

O conteúdo patrocinado proporciona um retorno mais rápido do que o orgânico, uma vez que ele é direcionado para uma audiência qualificada, com possibilidade, ainda, de atingir e engajar um novo público. 

Quando o patrocínio vem acompanhado de uma estratégia assertiva,  as taxas de conversão são elevadas e há um aumento nos lucros. 

Fortalecimento de marca

O contato direto com o cliente em potencial faz com que a marca fique em sua mente, principalmente se o conteúdo oferecido for de qualidade, o que faz com que seja nela que ele pense ao precisar de uma solução para o seu problema ou necessidade.

Geração de relatórios

As ferramentas de gerenciamento de conteúdos patrocinados emitem relatórios que ajudam a entender se os objetivos estão sendo alcançados, se o público está sendo engajado pela estratégia e o que pode ser feito para melhorar o desempenho da campanha.

Como funcionam os conteúdos patrocinados?

02_Conteúdos_PAtrocinados

Os conteúdos patrocinados podem se apresentar em diferentes formatos, como artigos, infográficos, vídeos, podcasts ou ebooks. Veja o que é preciso para alcançar sucesso com a estratégia criada:

1. Defina os canais para divulgação


Existem diversos canais à disposição e é preciso definir quais deles serão utilizados. Entre as principais opções, temos:

  • Facebook;
  • Instagram;
  • Google AdWords;
  • YouTube;
  • Twitter;
  • TikTok.

2. Escolha as palavras-chave

Quem já tem familiaridade com SEO e marketing de conteúdo sabe a importância da pesquisa de palavras-chave para o sucesso das estratégias. 

Elas vão definir quais os termos que possuem maior volume de buscas e, assim, fazer com que o investimento seja mais certeiro, respondendo exatamente às perguntas do público.

3. Crie um cronograma editorial

Qualquer estratégia de conteúdo para ser bem executada exige um planejamento editorial. Nele, são definidos pautas, formatos, canais de divulgação, etapa do funil de vendas, calendário de publicações e tudo mais que envolve a parte editorial do conteúdo patrocinado. 

Forbes e o conteúdo patrocinado

Diante da relevância que os conteúdos patrocinados ganharam, a Forbes criou sua própria marca para essa área. A BrandVoice conecta empresas, como ao público global da revista. Entre seus clientes estão o Citigroup e a IBM. 

A equipe da BrandVoice é responsável por selecionar temas, criar calendários editoriais, publicar os conteúdos na Forbes e promovê-los nas plataformas, além de ajudar a escolher uma agência de Marketing e produtores de conteúdo, caso seja necessário.

Estúdio Folha

O Grupo Folha também criou um “braço” para a produção de conteúdos patrocinados, utilizando o know-how e nível de engajamento do maior jornal do país. 

O Estúdio Folha utiliza as ferramentas do jornalismo para oferecer conteúdo feito sob medida para marcas, em diferentes plataformas. Ou seja: é a união do jornalismo profissional com o marketing e a publicidade.

O Estúdio conta com uma equipe de jornalistas e designers gráficos para criar conteúdos em formatos como reportagem impressa, digital, vídeo, livro, revista ou guias. 

Todo produto realizado é identificado com a assinatura Estúdio Folha e o nome do patrocinador, com um tratamento gráfico distinto do usado no jornal. Vale ressaltar que sempre há a indicação de que o conteúdo é patrocinado.

 

Gostou deste artigo? Para ter acesso a mais conteúdos como esse, não deixe de assinar a nossa newsletter quinzenal!

Nova call to action

ARTIGOS RELACIONADOS

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber tendências e análises sobre as melhores práticas de marketing digital

Últimos Posts