featured-image
Blog / Gestão de negócios /

Casais que trabalham juntos: como fazer dar certo?

Casais que trabalham juntos: como fazer dar certo?

clock icon

Tempo de leitura: 5 min

16 de Junho de 2022 | 10:30

author icon

Escrito por: Lillian Ambrosio

Falando sobre os negócios, não há como romantizar o empreendedorismo. Entre os tantos benefícios como liberdade e mais flexibilidade, existe também uma sobrecarga recheada de altos e baixos que acredito estar presente na vida de todos os empreendedores.

Ainda mais quando os sócios da empresa são, como no nosso caso, casados. 

Por outro lado, assim como os desafios realmente aumentam a tensão por estarmos ambos profundamente envolvidos em problemas da empresa, as alegrias compartilhadas também são igualmente emocionantes.

Para lidar com isso, concordamos em listar e priorizar tudo que é importante para cada um de nós enquanto indivíduos, sócios, parceiros e pais. 

Diálogo, respeito, transparência e muitos silêncios se fazem necessários para, dia após dia, nos aprofundarmos nesta relação.Foto: Lilian Ambrósio e Luiz Bernardo, cofundadores da Prosperidade Conteúdos, trabalhando juntos.Quando resolvemos migrar para um escritório, fora de casa

Já adianto, é preciso um compromisso total e uma parceria sem precedentes. Os riscos de se perder pelo caminho são imensos, especialmente se enfrentamos problemas de comunicação e confiança. 

Por isso, é preciso estar preparado para um mergulho intenso e acima de tudo, muito colaborativo.

Como administrar vida pessoal e profissional

Ter diretrizes bem definidas é um dos pontos super, super importantes para evitar tensões à medida que vivemos uma rotina como empreendedores:

1. Estabeleça limites claros 

Para evitar um jogo de ego, um bom começo é definir e estabelecer a descrição de cargo de cada um. Ninguém quer ser microgerenciado, então, se a discussão exige que a palavra final seja de um dos dois, estabeleçam as áreas de responsabilidade de cada um. E confiem um no outro para essa tomada de decisão.

2. Esteja comprometido com a empresa 

Aqui funciona como o feedback que temos com os líderes e colaboradores da agência. Abrir um diálogo 360º para entender se seguimos 100% comprometidos em administrar a empresa e quais pontos de melhoria conseguimos implementar enquanto sócios. Uma conversa sincera e de acompanhamento. Aqui, elas acontecem a cada 2 meses.

3. Respeito e confiança são indispensáveis 

Nem sempre concordamos; aliás, pouquíssimas vezes temos a mesma opinião sobre determinado assunto. É preciso respirar e ter muito discernimento para não misturarmos os papéis aqui. 

E afirmo: está muito longe de ser fácil!
Mas é no processo que percebemos o quanto estamos evoluindo com a nossa inteligência emocional, maturidade e sobretudo, vontade de olhar o que está errado para fazer dar certo. Por isso, respeitar e confiar é tão importante.

4. Estabeleça uma rotina de reuniões de trabalho 

Tenha programada uma rotina de reuniões de trabalho com pautas bem definidas. Assim, vocês estarão focados em discutir assuntos importantes e decisivos para o bom andamento da sociedade.

Documente e tenha como foco resolver o que definiram como prioritário a cada semana. Assim, vocês terão total consciência do poder de fazer um pouco por dia e sentir que estão evoluindo.

5. Se necessário, conte com apoio terapêutico

Contar com apoio terapêutico teve/tem papel fundamental nessa construção. O estudo de quem somos é atemporal e constante. Ferramentas como Eneagrama e O Corpo Explica fizeram muito sentido em nosso processo.

6. Estabeleça um local específico para o trabalho

Apesar de trabalharmos remotamente e termos feito home-office por um bom tempo, – mesmo antes da pandemia – trabalhar em nossa casa acabava fazendo com que os limites estabelecidos não fossem cumpridos.

As energias se misturavam, assim como os assuntos. Então, decidimos alugar uma pequena sala para que fosse nosso QG oficial. Mas aqui, vale tudo – ir para um coworking, trabalhar a partir de uma cafeteria se fizer sentido ou migrar entre essas possibilidades.

A mudança de espaço geográfico fez muita diferença para nós e ajudou a estabelecer melhores blocos de tempo para cada coisa que mapeamos ser importante.

Compromisso do casal

Ilustração abstrata: duas pessoas sentadas a uma mesa, com cadernos e copos de café sobre ela. No lugar de suas cabeças há balões de diálogo: um com reticências e um com um olho.Administrar uma empresa com o cônjuge é bastante desafiador. Por isso, é preciso um compromisso extra para que o casamento não seja perdido em meio a tantas demandas e desafios.

O mesmo comprometimento com a empresa deve estar presente na relação a dois, que precisa também ter seu espaço e ser nutrida constantemente.

Preocupações com os negócios podem facilmente se infiltrar em sua vida pessoal, então aqui estão algumas práticas que podem ajudar a dividir os papéis.

Programe momentos divertidos juntos

Às vezes, a rotina intensa do trabalho faz a gente esquecer da diversão, de rir um com o outro. Ter uma agenda para fazer algo diferente é super importante! 

Seja para fazer esportes juntos, ir a um parque, assistir a shows, almoçar ou jantar juntos, não importa, cada um tem sua própria dinâmica. Encontre o que faz vocês felizes! Invista nisso.

O fator encantamento

Faça algo inesperado. A surpresa e consideração serão muito apreciadas. 

Por aqui, um convite para um café inesperado quando há uma brecha na agenda, um bilhetinho escondido enaltecendo um ao outro, uma lembrança sem data importante, enfim, há inúmeras maneiras de encantamento.

O que te nutre enquanto indivíduo?

Alguns casais precisam de pausas um do outro. Casais que trabalham juntos por longas horas certamente precisam de tempo separados. 

Vá fazer algo que você ama. Além disso, incentive o outro a fazer algo divertido. Aqui, a premissa é super válida: antes de tudo, vocês são indivíduos e um tempo a sós é super saudável.

O ato de equilíbrio que afeta o resultado final

Crie uma parceria de negócios na qual ambos prosperem. Observe e nutra cada parte que sinta que exige mais atenção. 

Isso certamente enriquecerá cada dia mais seus papéis em cada relacionamento, seja como sócios, seja em casa.Lilian Ambrósio e Luiz Bernardo tomando um café entre as reuniões.Um café repentino entre uma reunião e outra

Aqui, na Prosperidade Conteúdos, encontramos, sim, muitos desafios, mas como tudo que nos comprometemos a fazer, estamos abertos a buscar incessantemente soluções para fazer dar certo.

Diálogo, disposição, amor e transparência (e abraços terapêuticos ♡).

Alguma dica adicional para quem também encara o desafio de ser esposa e sócia?

Deixe o seu comentário! Será um prazer ler mais e compartilhar vivências.

ARTIGOS RELACIONADOS

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber tendências e análises sobre as melhores práticas de marketing digital

Últimos Posts