O que é SEO e Como Montar as Melhores Estratégias

Conheça o que está por trás de um site bem posicionado no Google e descubra por que é necessário fazer parceria com quem domina as principais estratégias de SEO

O que é SEO? O que você faz quando está com dúvida sobre algum assunto ou deseja ter informações mais detalhadas sobre a qualidade de um produto ou serviço? Na era da tecnologia digital, milhões de pessoas obtêm essas respostas pesquisando no Google.

Seja para descobrir uma receita de bolo, pesquisar roteiros de viagens ou até mesmo para aprender sobre teorias filosóficas complexas, o mecanismo de busca é grande aliado dos usuários da internet.

Ao compreender que estamos pesquisando por determinada palavra, o Google atua como uma espécie de farejador. Ele organiza conteúdos de acordo com nossa intenção de busca, colocando-os em um ranking de acordo com a relevância dos sites.

É justamente para fazer com que as empresas sejam encontradas por esse farejador que surgiram as estratégias de SEO. Você sabe o que isso significa e qual é a relevância para seu negócio? Confira as informações a seguir e descubra.

O que é SEO?

SEO é a sigla de Search Engine Optimization. Trata-se de um conjunto de estratégias que visam melhorar o posicionamento de páginas da web nos resultados orgânicos dos principais buscadores digitais, como o Google, por meio de otimização de buscas.

Para compreender melhor as ações de SEO, é importante que você saiba o que são motores de busca. Eles estão relacionados a uma série de algoritmos que rastreiam, rankeiam e indexam conteúdos, de modo a exibi-los ordenadamente.

O primeiro passo, como já dissemos, é farejar, rastrear os conteúdos relevantes de acordo com a intenção de busca do usuário. Os robôs que fazem esse trabalho seguem links que apontam para determinadas páginas.

Em seguida, os resultados rastreados são indexados. As páginas são organizadas de acordo com uma série de requisitos do Google, como tempo de carregamento, palavras-chave, entre outros.

A ordem de exibição é estabelecida no momento do rankeamento. Todo esse processo acontece em milésimo de segundos e é nele que se concentram as estratégias de SEO.

Agora, temos aqui um vídeo bem bacana feito pelo Google que explica muito sobre SEO e como ele analisa os sites para que eles fiquem bem posicionados. Vale a pena assistir.

O que está por trás de boas estratégias de SEO?

Sites bem posicionados são resultados de boas estratégias de SEO. Para chegar no topo do Google, você precisará investir em profissionais qualificados que dominam os algoritmos do buscador.

Como já dissemos, o rankeamento é consequência de um trabalho pautado em uma série de critérios. Quando falamos em ranking, estamos mencionando todo tipo de classificação, inclusive as mais baixas.

Afinal, o primeiro passo das estratégias de SEO é identificar os erros que estão fazendo com que a página não esteja bem posicionada. Em média, o Google se vale de mais de 200 fatores para rankear um site.

Em linhas gerais, eles são classificados em dois grupos: on page e off page. No caso do on page, os fatores de rankeamento on page estão presentes no próprio site e estão relacionados ao conteúdo, título, meta descrição, imagens, URL, entre outros.

O buscador avalia cada detalhe desses fatores para avaliar se as páginas estão seguindo os critérios de indexação de forma correta. Além disso, ele analisa se você está oferecendo uma boa experiência ao usuário em relação à informação e organização.

Por sua vez, os fatores off page estão relacionados aos elementos externos à página. Quando falamos em estratégias de SEO off page, estamos nos referindo a todo processo de otimização do site tomando como base a performance de outras páginas.

Nesse caso, o foco é para a aquisição de backlinks, sobretudo em relação à quantidade, diversidade, contexto, menções à marca, buscas diretas, sinais sociais, entre outros. O Google interpreta cada um deles para determinar a autoridade de um site.

Como investir em SEO?

As estratégias de SEO são de extrema importância para qualquer pessoa ou empresa que quer ocupar uma posição de relevância e autoridade, ganhando visibilidade na internet. Independente do nicho em que você atua, investir nesse tipo de ação trará ótimos resultados.

O primeiro passo é contratar uma boa agência de marketing digital. Afinal, esse tipo de serviço demanda domínio técnico e conhecimento minucioso dos algoritmos do Google.

Após uma análise minuciosa do perfil da sua empresa, a etapa seguinte consiste na elaboração de um plano estratégico com o objetivo de conquistar o tráfego orgânico. Por fim, é hora de colocar tudo em prática, considerando os seguintes elementos:

Definição da persona: A persona é a descrição do cliente que você pretende atingir. Ela é construída a partir da elaboração de um personagem que conta com todos os atributos de uma pessoa real.

Pesquisa de palavras-chave: Consiste na identificação dos termos de busca com maior potencial. A partir dessa pesquisa, são separados os termos mais usados em cada etapa da f régua de comunicação e os com maior potencial de retorno.

Criação de conteúdo: Com base nas palavras-chave estabelecidas, é hora de criar e conteúdos relevantes. Eles devem entregar valor para o usuário e estar presentes em blogs, redes sociais, e-mail marketing entre outros canais de comunicação.

Otimização de URLs: As URLs das páginas são rastreadas pelos robôs do Google. Elas devem ser curtas, amigáveis e facilmente interpretáveis.

Otimização de imagens: Consiste na descrição das imagens por meio do nome do arquivo, legenda, URL e contexto. Além de facilitar a leitura para o Google, a otimização de imagens é fundamental para a experiência de pessoas com deficiência visual.

Linkagem: A linkagens internas e externas do seu site também são contempladas pelas estratégias de SEO. Elas servem para guiar a navegação e direcionar o usuário e os robôs do Google para outros conteúdos, além de mostrar a hierarquia entre as páginas.

Além desses, existem dezenas de aspectos técnicos relacionados às estratégias de SEO. Como você notou, cada processo envolve o trabalho minucioso com códigos, arquitetura de sites, indexação, entre outros itens.

Isso sem contar nas métricas utilizadas para avaliar cada performance. Sim, SEO é um universo gigantesco! Se o seu objetivo é fazer com que sua marca seja reconhecida como autoridade,  deverá confiar seu negócio a quem domina os algoritmos do Google.

O que você deve fazer? Encontre uma boa agência de marketing digital que vai te ajudar a conquistar um espaço de respeito e relevância dentro e fora da internet.  Entre em contato com nossa equipe e descubra que estratégias de SEO vão fazer seu negócio decolar.

ARTIGOS RELACIONADOS

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber tendências e análises sobre as melhores práticas de marketing digital

Últimos Posts