Como Produzir Conteúdo de Qualidade. 9 Dicas para Começar Agora

Descubra como produzir conteúdo de qualidade e entenda como criar estratégias eficazes para alcançar o topo dos principais buscadores

Uma das principais tendências do marketing digital para os próximos anos está relacionada à experiência do usuário. Nesse contexto, é fundamental descobrir como produzir conteúdo de qualidade e alcançar o público por meio do Content Experience.

A seguir, você descobrirá do que se trata essa nova era do marketing de conteúdo. Selecionamos 09 informações a respeito de como gerir, planejar, escrever e compartilhar conteúdos que geram ótimas taxas de leitura e excelente performance.

Invista em conteúdos Mobile First

Um dos maiores equívocos cometidos por quem não foca na experiência do usuário é escrever pensando que o leitor terá acesso ao conteúdo apenas pelo computador. Vale dizer que mais de 50% do tráfego na internet é realizado pelo celular.

Não é à toa que o Google leva isso em consideração na hora de ranquear sites. Portanto, preste atenção na legibilidade do seu conteúdo para ver seu tráfego crescer de forma exponencial. O que é um conteúdo mobile first? Ele deve ter imagens, deve ser otimizado para a questão de acessibilidade. Seu parágrafo não deve ter mais do que 2 ou 3 linhas. Subtítulos são essenciais para quebrar a leitura e torná-la mais fluida.

Veja também: Como usar vídeo marketing para atrair mais clientes

Alinhe seu conteúdo às atualizações de Inteligência Artificial do Google

Graças aos recursos gerados pela inteligência artificial, o Google se vale de um algoritmo que analisa conteúdos a partir de critérios muito importantes. Um deles é o CTR (Taxa de Clique) nos resultados orgânicos, que avalia o interesse do usuário naquele resultado, dentre todos os da SERP, ou seja, da lista de resultados das páginas.

O outro está relacionado ao Tempo de Permanência, conhecido como Dwell Time. Nesse caso, o algoritmo mede a qualidade do resultado. Esses dois critérios que mencionamos são analisados em conjunto para que seja possível medir a relevância de um conteúdo.

Outra coisa são as LSI Keywords, ou em português, a semântica entre as palavras.  Elas ajudam o BERT a entender o propósito e objetivo do conteúdo. Quanto mais sinônimos e palavras complementares usar, melhor ele estará para os algoritmos e para o público-alvo.

Foque na qualidade dos textos, imagens e palavras-chave

Produzir conteúdo de qualidade implica em conhecer detalhadamente o público-alvo. Sem isso, é impossível entregar informações relevantes e ser reconhecido como autoridade na internet.

O próximo passo é produzir conteúdos com palavras-chave de acordo com a intenção de busca do usuário. Lembre-se de que o foco é saber exatamente qual é o objetivo do texto e qual é a questão do usuário que ele está respondendo.

Acesse agora: Qual é o papel do blog no marketing de conteúdo

Use métricas indispensáveis para fazer Content Experience

Uma das métricas está relacionada à quantidade média de pessoas que pesquisam determinada palavra-chave mensalmente. Avalie o posicionamento nos mecanismos de busca. O objetivo aqui é fazer um antes (mesmo se for zero) e um depois.

O tráfego também deve ser mensurado. Ele diz respeito ao número de visitantes que o conteúdo traz. Métricas de tempo de leitura, como Duração da Sessão e Tempo Médio na Página, assim como Taxa de Rejeição devem ser consideradas.

Valorize a Taxa de Retenção

A Taxa de Retenção é uma das métricas mais importantes do Content Experience. Ela se refere à proporção dos usuários que interagiram com cada uma das partes de um conteúdo.

Por meio dessa métrica, você pode estruturar conteúdos que alcançam o topo das buscas de acordo com palavras-chave de alta concorrência. O foco aqui é fazer com que o leitor engate em uma relação de maior proximidade com seu conteúdo.

Deixe o texto escaneável

Essa dica é complemento das anteriores. Para aumentar o tempo do usuário em sua página, analise a SERP para compreender o que está sendo buscado em determinado conteúdo.

Ao estruturar o texto, aposte em uma introdução que mostre para o leitor que você pode dar as respostas para suas perguntas.  Divida o conteúdo em subtítulos persuasivos. Faça parágrafos com frases curtas, pensando sempre na responsividade.

Faça com que sua marca seja referência em determinado nicho

Para ter autoridade, não somente o público, mas também o mercado deve reconhecer sua marca como autoridade em determinado assunto. Na prática, isso implica em relevância e frequência do compartilhamento de conteúdos.

Vale incluir em artigos depoimentos de clientes, citações de fontes confiáveis, dados estatísticos de empresas que já são autoridades no mercado… desse contexto também fazem parte os famosos backlinks.

Transmita confiabilidade

Valorize os seguintes elementos: uso do HTTPS, tempo de carregamento inferior a 2,5 segundos e estabilidade do layout. Também é fundamental se valer de depoimentos de clientes, história da empresa, políticas de comunicação e transparência.

O conteúdo do seu site deve conter tempo de atuação no mercado, fotos de colaboradores, prêmios e certificados. Vale a pena considerar a Política de Privacidade/ Dados, Aceite de Termos dos cookies e da LGPD, entre outros aspectos.

Aposte em conteúdo multimídia

O conteúdo multimídia tem sido um dos principais aliados do Content Experience. Isso pode ser comprovado com o sucesso de vídeos efêmeros, challenges, quizz, memes, entre outros recursos originários das redes sociais e que já fazem parte de outras mídias.

Para aproveitar essa dica de como produzir conteúdo de qualidade, inclua em sua página peças dinâmicas. Aposte no uso de vídeos, infográficos, ilustrações, gifs, entre outros elementos e lembre-se de criar uma descrição detalhada dessas imagens.

Todas as dicas que compartilhamos neste artigo são apenas a ponta do iceberg. É por isso que é fundamental manter o foco nas atualizações do mercado de marketing digital, sobretudo no quesito estratégias de SEO.

O mundo está vivenciando uma verdadeira revolução do conteúdo digital. Ficar de fora disso, definitivamente, é um grande risco para sua marca. Afinal, se destacar no mercado vai muito além do que entregar produtos e serviços de qualidade.

É preciso ampliar os horizontes e entender que escrita, persuasão, inteligência artificial, ciência e mais uma série de contextos caminham cada vez mais lado a lado. Sua empresa está preparada para isso? Aproveite e veja como nossa agência de marketing digital pode te ajudar nesse desafio.

ARTIGOS RELACIONADOS

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber tendências e análises sobre as melhores práticas de marketing digital

Últimos Posts